segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Atualidades- Itabira, na Região Central de Minas Gerais, adota racionamento de água

Única saída neste momento foi fazer esse controle’, diz prefeito.
Fornecimento será interrompido, das 13h às 20h, todos os dias.


Nível da Barragem Pureza, responsável por mais da metade do abastecimento de Itabira, está abaixo do normal (Foto: Subsecretaria de Comunicação Social de Itabira/Divulgação)

Por causa da estiagem, a cidade de Itabira, na Região Central de Minas Gerais, adota a partir desta segunda-feira (15) o racionamento de água. De acordo 
com
 a prefeitura, todos os dias, o fornecimento será interrompido das 13h às 20h. O município fica a pouco mais de 110 quilômetros de Belo Horizonte e tem cerca de 110 mil habitantes.

A decisão foi tomada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) nesta sexta-feira (12), quando o nível do principal reservatório da cidade – a Barragem Pureza, responsável por 55% do abastecimento – estava com a vazão de 130 l/s, sendo que o normal é de 186 l/s. Conforme a prefeitura, nesta segunda, a vazão caiu para 99 l/s.

Segundo o prefeito Damon Lázaro de Sena, o principal problema na cidade não é a escassez de água, mas a falta de capitação do recurso. “A única saída neste momento foi fazer esse controle, mas hoje nós estamos com três projetos [para capitação] em andamento”, afirma.

De acordo com o prefeito, um desses novos reservatórios, no Rio de Peixe, deve estar em operação em meados de 2015. Ele disse também que a capitação no Rio Tanque está em fase de licitação do projeto e que a obra da Barragem de Santana deve ser licitada ainda neste ano.

Ainda segundo Sena, dois hospitais de Itabira – o Carlos Chagas, que é público, e o Nossa Senhora das Dores, que é filantrópico – não devem ser afetados pela interrupção no abastecimento de água. O racionamento deve ser mantido até que o nível dos reservatórios que atendem a cidade volte ao normal.

Moradora do bairro Praia, Terezinha de Jesus Apolinário, de 43 anos, reclama que ficou sem água entre quinta-feira (11) e domingo (14). A caixa de padaria, que mora com três filhos, diz que a situação em casa ficou difícil por causa das torneiras secas. Diante do problema, Terezinha afirma que ela e os vizinhos já estão percebendo a importância de economizar água.

A prefeitura diz ter conhecimento da falta de água em cerca de dez bairros e que ela atinge a parte mais alta da cidade. Ainda segundo a administração municipal, a expectativa é que o problema seja solucionado com o racionamento.

fonte: http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2014/09/itabira-na-regiao-central-de-minas-gerais-adota-racionamento-de-agua.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário