quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Artes - Obras de Warhol são vendidos por US$ 153 milhões em leilão de arte recorde da Christhie's

A casa de leilões Christie's realizou o maior leilão de arte da história na quarta-feira, vendendo o equivalente a 853 milhões de dólares em objetos de arte contemporânea e do pós-guerra, incluindo duas obras de Andy Warhol feitas com múltiplas imagens de Elvis Presley e Marlon Brandon.
A impressionante cifra arrecadada superou a estimativa pré-venda da Christie's de 836 milhões de dólares. Essa foi a quarta vez sucessiva desde maio de 2013 que o certame de arte contemporânea e do pós-guerra da casa de leilões bate o recorde histórico de maior montante alcançado em uma venda única.
Um guerra de lances fez com que a obra de Warhol "Triple Elvis (Ferus Type)" fosse vendida por 81,9 milhões de dólares, enquanto "Four Marlons" atingiu o preço de 69,6 milhões, sendo essas as duas obras mais caras entre as 80 colocadas à venda diante de uma salão lotado, em que apenas cinco obras não tiveram comprador.
A Christie's estimava que as obras de Warhol, feitas com a técnica de silkscreen sobre linho, somassem 130 milhões de dólares, o que se mostrou uma previsão consevadora ante um mercado altamente competitivo.
"Esse é um mercado movido por colecionadores globais, que estão em busca do melhor do melhor", disse Brett Gorvy, diretor internacional para arte contemporânea e do pós-guerra. "Mais do que recordes, isso envolve cinco, seis ou sete compradores competindo para gastar 50 ou 60 milhões de dólares em um objeto."
Um novo recorde foi estabelecido para o artista Cy Twombly, quando uma obra sem título de 1970 foi vendida por 69,6 milhões de dólares, bem mais da estimativa entre 35 milhões e 55 milhões de dólares e o triplo do recorde anterior.
Com participantes de 43 países, os lances especialmente agressivos vieram de colecionadores europeus asiáticos e do Oriente Médio, além dos compradores norte-americanos, disse a Christhie's.Recordes também foram estabelecidos para Ed Ruscha, Martin Kippenberger e Cindy Sherman no disputado leilão, que coroou duas semanas de grandes leilões para as principais casas Christie's e Sotheby's.
As duas semanas de leilões da Christhie's e Sotheby's totalizaram mais de 2 bilhões de dólares em vendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário