terça-feira, 6 de maio de 2014

artes

Obras de Gauguin e Bonnard ficaram 40 anos na cozinha de operário

Obras de Gauguin e Bonnard ficaram 40 anos na cozinha de operário
A polícia italiana anunciou nesta quarta-feira ter encontrado dois quadros roubados em Londres em 1970, um de Paul Gauguin e outro de Pierre Bonnard. As obras estavam na cozinha de um operário italiano da montadora Fiat. Ele comprou as telas em leilão de objetos perdidos em 1975. Pagou por elas 45 000 liras italianas, o equivalente a 23 euros (cerca de 72 reais).
As pinturas são Frutas na Mesa ou Natureza Para o Cachorrinho,pintada em 1989 por Gauguin e avaliada entre 15 e 35 milhões de euros, e A Mulher Com as Duas Poltronas, de Bonnard, estimada em 600 mil euros.
Os quadros foram roubados da casa da família Mark-Kennedy. Os herdeiros têm o direito de reivindicar sua propriedade. Segundo o ministro italiano da Cultura, Dario Franceschini, a história da investigação que levou aos quadros é digna de um filme.
Depois de roubados, foram esquecidos em um trem que viajava entre Paris e Turim, na Itália. A companhia ferroviária não se deu conta do valor das obras, que foram leiloadas. Os policiais tiveram acesso a fotos das telas. Desconfiados, consultaram catálogos oficiais e o banco de dados de obras de arte roubada da polícia italiana - o maior do mundo, criado há 45 anos. Os quadros apareciam nos arquivos até 1964. O próximo passo foi verificar notícias sobre roubos em jornais. Duas reportagens, uma no The New York Times e outra em uma publicação de Cingapura, deram certeza aos investigadores.

FonteVeja
http://www.portalrcr.com.br/noticias/mundo/59934-obras-de-gauguin-e-bonnard-ficaram-40-anos-na-cozinha-de-operario/pagina/64

Nenhum comentário:

Postar um comentário