terça-feira, 6 de maio de 2014

artes

Pintura inédita de Leonardo da Vinci é encontrada na Itália

Tela era dada como perdida ou mesmo como lenda, segundo jornal italiano

O retrato de Isabella d'Este, pintado há 500 anos por Leonardo da Vinci (1452-1519)
O retrato de Isabella d'Este, pintado há 500 anos por Leonardo da Vinci (1452-1519) (Reprodução)
O fim de um mistério que durou 500 anos. É assim que a descoberta de uma pintura inédita de Leonardo da Vinci é tratada na Itália, nesta sexta-feira. O semanário Sette, suplemento do jornal italiano Corriere della Sera, traz uma reportagem sobre o quadro, que teria sido encontrado no cofre de um banco suíço.
O trabalho, um óleo sobre tela de 61 cm por 46,5 cm, retrata Isabella d'Este, a marquesa de Mântua, de perfil. De acordo com o jornal, a pintura é "a fiel transposição de um desenho preparatório de Da Vinci exposto no Louvre", que era, até aqui, o único indício da existência do quadro agora encontrado. A pintura era dada como perdida ou mesmo como lenda – havia quem imaginasse que ela nunca tivesse sido feita.
Especialista em Da Vinci, o professor Carlo Pedretti declarou à revista do Corriere della Sera que "reconhece" nessa "excepcional" pintura o "estilo de Leonardo". "O dono dessa tela é uma família italiana que possui uma coleção de cerca de 400 pinturas, fruto de múltiplas aquisições feitas por seus antepassados", disse Pedretti à Sette.
Oficialmente, apenas pouco mais de quinze obras são atribuídas ao gênio do Renascimento italiano Leonardo da Vinci (1452-1519), entre elas a célebre Mona Lisa, também no Louvre.
fonte:http://veja.abril.com.br/noticia/celebridades/pintura-inedita-de-leonardo-da-vinci-e-encontrado-na-italia

Nenhum comentário:

Postar um comentário