sexta-feira, 25 de julho de 2014

Artes - Exposição lança olhar sobre acervo de desenhos do MACRS

Exposição lança olhar sobre acervo de desenhos do MACRS  Reprodução/Divulgação MACRS
Detalhe da obra "Cidade Nanquim", do artista Eloar Guazzelli, que ocupará uma parede inteira da galeria Sotero Cosme na exposição "Volúpia Construtiva"Foto: Reprodução / Divulgação MACRS



Em cartaz na Casa de Cultura Mario Quintana, "Volúpia Criativa" traz obras de 32 artistas, entre eles León Ferrari, Marcia Tiburi e Eloar Guazzelli.Depois de inaugurar uma mostra dedicada às fotografias de sua coleção na Usina do Gasômetro, o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) volta-se para os desenhos do acervo. A exposição, que será aberta nesta sexta, às 19h, na Galeria Sotero Cosme da Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736, 6º andar), reunirá antigas e novas aquisições assinadas por nomes internacionais como León Ferrari e Tadao Ando, brasileiros como Marcia Tiburi e jovens talentos locais, comoAlexandre Copês.

– O que já existia de desenhos era significativo. Esse conjunto foi me dando um norte, mas tinha coisas que eu sentia falta – avalia o curador Eduardo Veras, que convidou novos artistas a fazerem doações.

Uma das novas novidades da coleção é Cidade Nanquim (foto), o enorme desenho que Eloar Guazzelli Filho desenvolve há 24 anos e que ocupará mais de 15 metros da maior parede da galeria. Já Roseli Jahn concebeu especialmente para a exposição uma série de 12 desenhos.
Batizada como Volúpia Construtiva: Prazer e Ordenamento em Desenho sobre Papel no Acervo do MACRS, a mostra reúne 32 artistas, que contribuíram com trabalhos históricos e recentes, abstratos e figurativos. Por trás do nome, está a vontade de conciliar duas visões sobre o desenho, como explica Veras:
– Entre as tantas coisas que o desenho evoca, uma é a ideia do simples prazer de ficar desenhando, pela própria facilidade que é pegar um papel. Outra é a de usar o desenho para resolver um problema, o que está na base de um projeto arquitetônico, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário