segunda-feira, 31 de março de 2014

Atualidades- Protesto contra estupro no Brasil



 O estupro é a prática desconsensual de conjunção carnal, imposta por meio de violência ou grave ameaça de qualquer natureza, de acordo com as leis brasileiras, o crime também pode acontecer mediante qualquer tipo de ameaça, inclusive a verbal.

Mulheres de todo o Brasil estão protestando após o resultado de uma pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) que apontou que a maioria dos brasileiros acha que “Mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas”. Segundo a pesquisa, 65,1% das pessoas concordaram com essa informação. Já 58,5% concordam com a afirmação “Se mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros”. 

A reação   com essa pesquisa foi imediata , fazendo uma campanha online “Eu não mereço ser estuprada”  ganhou força nas redes socais. Utilizando a hashtag #EuNãoMereçoSerEstuprada, as internautas postaram fotos seminuas dizendo que as vestimentas não são motivo para nenhum crime sexual. 
 A jornalista Nana Queiroz a organizadora do protesto pelo facebook ,disse em sua página pessoal que sofreu ameaças de homens e que mulheres desejaram que ela fosse estuprada. 
O que mais chocou a jornalista foram as mensagens de incitação à violência e ao estupro.A campanha prevê o pedido de um canal nacional específico para denúncias de assédio sexual contra mulheres. Pelo Twitter,   a presidente Dilma Rousseff se manifestou sobre o resultado da pesquisa. Ela defendeu no dia 28/04/14  "tolerância zero" à prática deste tipo da violência contra a mulher. "
Referência: http://noticias.terra.com.br/brasil/policia/brasileiras-postam-fotos-contra-estupro-criadora-e-ameacada,7f812906f5e05410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário