sábado, 29 de março de 2014

ATUALIDADES: Vegetarianos vivem mais, de acordo com pesquisa

Um grupo de pesquisadores americanos avaliou mais de 70.000 voluntários e observou que, em um período de seis anos, o número de morte entre os vegetarianos foi 12% menor do que entre os indivíduos que comiam carne. Então, concluíram que é possível que o vegetarianismo aumente alguns anos na expectativa de vida de uma pessoa. Esse efeito positivo foi observado em todos os tipos de dieta vegetariana, como, por exemplo, quando se consome ovos e leite (ovolactovegetariana) e quando se exclui todos os produtos de origem animal (veganismo).


A pesquisa colabora com outros trabalhos que já haviam relacionado o vegetarianismo com uma menor prevalência de doenças crônicas, como, por exemplo, as cardíacas e o diabetes. Porém, esse novo estudo não conseguiu encontrar qual é o mecanismo responsável pela associação entre a dieta vegetariana e um efeito protetor à saúde. As pesquisas, por enquanto, apenas encontraram uma relação estatística entre esse tipo de alimentação e uma menor prevalência de doenças e mortes. De acordo com os autores do estudo, o vegetariano tem propensão a ser mais velho, casado, a apresentar um nível maior de escolaridade, não fumar, beber menos álcool, a se exercitar mais e a ser mais magro.


“Ainda não podemos dizer com certeza, mas uma das possíveis razões que contribuem com esses benefícios é a abstenção ou a redução do consumo de carne vermelha”, diz Michael Orlich, coordenador do estudo. "Pode ser também que o consumo de muitos alimentos de origem vegetal por si só reduza a taxa de mortalidade.”


Referência: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/vegetarianos-vivem-mais-diz-pesquisa

Escolhi essa notícia pois achei interessante o fato de que se você deixar de comer alguma coisa, no caso a carne, você tem a chance de viver mais do que viveria se comesse aquilo. Também me interessei por essa reportagem pois, geralmente, as pessoas que são vegetarianas tendem a ser menos saudáveis, pois geralmente falta algum nutriente em seu organismo.

Um comentário: