quarta-feira, 8 de outubro de 2014

artes - Insitituto Ricardo Brennand é eleito o melhor museu do Brasil

Na última terça-feira (15), foram anunciados os vencedores da eleição Travelers’ Choice Museus, promovido pelo TripAdvisor, considerado um dos maiores sites especializados em viagem do mundo. Ao todo, foram premiados 509 museus em 38 países. Em relação ao Brasil, o estado de Pernambuco lidera a lista com o Instituto Ricardo Brennand (Alameda Antônio Brennand, s/n, Várzea; F.: (81) 2121-0352). 

O museu, formado por três prédios, foi inaugurado em 2002. O castelo conta com acervo de armas, a pinacoteca abriga a coleção sobre o período holandês em Pernambuco e a galeria funciona para eventos e exposições temporárias. No site, o internauta encontra um tour virtual em 360º pelo Instituto. Aberto de terça-feira a domingo, a visita acontece apenas no turno da tarde: das 13h às 17h. O ingresso custa R$ 20. Estudantes, professores e pessoas acima de 60 anos pagam R$ 10.

No top 10, o estado de São Paulo é o que mais se destaca: o Museu da Língua Portuguesa, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu do Futebol, o Catavento Cultural e Educacional e o Museu da TAM figuram na listagem. Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Sergipe também aparecem. Os vencedores foram determinados por meio de um algoritmo que levou em conta a quantidade e a qualidade das avaliações dos museus ao longo de um período de 12 meses. O resultado final é derivado da opinião do internauta no site. 

Confira a lista dos dez melhores museus, segundo os avaliadores do TripAdvisor:

1. Instituto Ricardo Brennand, Recife, Pernambuco
Além de estar na lista dos melhores do mundo, o Instituto Ricardo Brennand lidera o ranking brasileiro. Situado no bairro da Várzea, o museu é uma réplica de um castelo medieval europeu que abriga, entre outros itens, armas e armaduras provenientes da Europa e da Ásia. O ponto alto é a pinacoteca, que exibe o maior acervo do pintor holandês Frans Post.

2. Inhotim, Brumadinho, Minas Gerais

Também entre os melhores do mundo, Inhotim, em Brumadinho (MG), é uma mistura de jardim botânico e galeria de arte. Tem acervo de 700 obras – das quais 170 estão expostas atualmente. Entre as mais curiosas estão fuscas coloridos, estátuas de bronze sem cabeças e 500 esferas que flutuam sobre a água.

3. Museu da Língua Portuguesa, São Paulo, São Paulo
Foi pioneiro ao apostar no uso da tecnologia para proporcionar aos visitantes experiências interativas. Também apresenta mostras temporárias que já homenagearam, entre outros escritores, ícones da língua portuguesa como Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Fernando Pessoa e Jorge Amado.

4. Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, São Paulo
O prédio projetado no fim do século 19 pelo arquiteto Ramos de Azevedo abriga mais de 9 mil obras, a maioria delas com foco na arte brasileira. Os quadros Tropical, de Anita Malfatti, Caipira picando fumo, de Almeida Júnior, e Mestiço, de Candido Portinari, são os principais itens do acervo.

5. Museu do Futebol, São Paulo, São Paulo 
Localizado no ambiente mais sugestivo possível - sob as arquibancadas do tradicional Estádio do Pacaembu -, o Museu do Futebol é todo interativo. Lá é possível assistir a jogadas históricas e até ouvir narrações de rádio em cabines de áudio. O museu também abriga uma biblioteca pública sobre o esporte.

6. Museu Imperial, Petrópolis, Rio de Janeiro

O antigo palácio onde a família real portuguesa costumava passar o verão hoje expõe relíquias do período do Segundo Reinado (1840-1889). Entre os objetos mais famosos estão um dos tronos usados por Dom Pedro II e até a pena com a qual Princesa Isabel assinou a abolição da escravatura.

7. Catavento Cultural e Educacional, São Paulo, São Paulo
O Palácio das Indústrias, que inclusive chegou a ser sede da prefeitura da cidade, hoje é um espaço que apresenta (de um jeito divertido) conceitos de física, biologia e astronomia por meio de recursos audiovisuais. Entre as principais atrações estão um pedaço de meteorito que pode ser tocado pelo público e uma área onde os visitantes são desafiados a identificar uma ave pelo seu canto.

8. Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Assim como o Catavento, em São Paulo, esse museu também procura apresentar conceitos de química, física e matemática de uma forma lúdica usando espelhos, sombras e até choque elétrico. O ponto alto da visita é o Giroscópio Humano, aparelho utilizado no treinamento de astronautas.

9. Museu da Gente Sergipana, Aracajú, Sergipe
Apresenta, com muita tecnologia e interatividade, diversos ícones da cultura do Estado como culinária, hábitos, personagens e folclore. Com a brincadeira da amarelinha é possível aprender mais sobre as festas locais. No lugar também é possível interagir com personagens virtuais como desafiar um repentista e até barganhar com um comerciante.
Instituto Ricardo Brennand funciona de terça-feira a domingo, das 13h às 17h. Foto: Ricardo Fernandes/DP/DA Press


Nenhum comentário:

Postar um comentário