quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Artes- Santeiros transformam devoção a Nossa Senhora em arte sacra

Artista plástico faz imagens de santos com traços paraenses.
Loja investe em produção em larga escala para atender clientes.

Para o artista plástico Maurileno Sanches, fé não é algo fácil de se transmitir em palavras. Para ele, a religiosidade paraense pode ser contada mais facilmente com as mãos, que esculpem imagens dos santos de sua devoção, em especial Nossa Senhora de Nazaré. "Tenho com a Nossa Senhora uma devoção imensa. Esta imagem, para mim, é muito importante pois carrego o aprendizado da família: o meu tio foi santeiro, o meu pai também e agora eu sou. É uma tradição", conta o escultor de 36 anos.
Maurileno começou aos 11 anos na oficina do tio, Mauriz. "Tive a oportunidade de ver ele restuarando, esculpindo e pintando imagens", disse. "Eu trabalho com as imagens o ano todo, aprendi com meu tio a deixar os traços paraenses. Tenho um traço forte, tem alguns clientes que só de olhar reconhecem o meu trabalho, a imagem", exalta.
Segundo o artista, a procura por imagens sacras aumenta bastante na época do Círio de Nazaré, que acontece em 2014 no dia 12 de outubro em Belém. "Aumenta muito a demanda. Tenho umas quatro imagens da Nazinha para fazer", disse, com intimidade. "O preço varia muito: vai de R$ 200 a R$ 2000. As imagens são todas de madeira cedro, tinta automotiva e douradas com folhas de ouro. Levam de 15 a 20 dias para ficarem prontas", conta.
Loja vende imagens de gesso, resina e até pano. Produtos custam até R$ 6,50 (Foto: Ingo Müller / G1)
Produção em massa
Para quem não pode esperar pela confecção de peças exclusivas, existem diversas alternativas com preços bem acessíveis: uma loja de artigos de evangelização em Belém oferece imagens com preços à partir de R$ 6,50. A procura, segundo os funcionários, é tamanha que eles nem conseguem estimar quantas já foram vendidas nos meses que antecedem a maior festa dos paraenses.

"A procura está muito grande. O pessoal, os turistas, procuram souvenires como medalhas, terços e imagens de gesso e resina. A menor custa R$ 6,50, mas temos até de 40 cm, que custam R$ 240, dependendo do material", conta a vendedora Ângela Cordeiro.
De acordo com a loja, embora tenham uma produção mais massificada as imagens são feitas com bastante cuidado, já que a imagem da mãe de Jesus tem muito significado para os devotos. Entre as opções, estão de réplicas da imagem peregrina, a mesma utilizada na procissão do Círio, até versões com traços infantis e santos feitos de pano. "Os produtos são feitas por fornecedores em São Paulo e gesseiros de Belém", completa a vendedora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário