quarta-feira, 30 de abril de 2014

ARTES - Andy Warhol

     Andrew Warhola, mais conhecido como Andy Warhol, foi um importante artista plástico e cineasta norte-americano. Nasceu em 6 de agosto de 1928 na cidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. Seus pais eram migrantes do norte da Eslováquia. Para evitar ser convocado pelo exército austro-húngaro logo após o término da Primeira Guerra Mundial, Andy mudou-se para o território norte-americano, posteriormente seguido pela esposa, que em 1921 desembarcou na América


     Andy é um dos maiores representantes da pop art, além de ter ganhado grande destaque no cinema de vanguarda e na literatura. Desde pequeno, ele se interessava pela arte, tendo aula sobre na escola. Mais tarde, seus familiares com um certo sacrifício, custearam-lhe o curso de design no famoso Instituto de Tecnologia Carnegie. Ao concluir o curso, ele seguiu para Nova York iniciando sua carreira como ilustrador de veículos significativos da mídia, tais como Vogue, Harper's Bazaar e The New Yorker. 


     Na década de 60, sua trajetória como artista plástico sofre uma reviravolta, pois ele passa a se apropriar das idéias publicitárias em suas criações, valendo-se de tonalidades fortes e tintas acrílicas. Neste mesmo período ele renova o movimento conhecido como pop art, ao gerar mecanicamente inúmeras cópias de seus trabalhos, através de uma técnica denominada serigrafia.


     Warhol, um dos criadores e principal representante da Pop Art, pintor e cineasta norte-americano, morreu em Nova York, no dia 22 de fevereiro de 1987, após uma cirurgia bem-sucedida da vesícula biliar. Famoso durante 35 anos, ele foi o criador da frase: “No futuro, toda a gente será célebre durante quinze minutos”, o que se concretiza na atual cultura de massa (na qual a arte é um mero produto comercial).

Nenhum comentário:

Postar um comentário