terça-feira, 15 de abril de 2014

Ser humano consegue distinguir 1 trilhão de cheiros, diz estudo

ATUALIDADESVocê já parou para pensar em quantos tipos de cheiro consegue sentir? A resposta é: mais de 1 trilhão. Esse número foi determinado em um experimento realizado por cientistas americanos e franceses. No trabalho, publicado hoje na revista Science, os pesquisadores relatam um teste feito com voluntários que precisavam “farejar” diferentes combinações de odores. Mesmo com misturas mais concentradas ou com fórmulas parecidas, a diferenciação ocorria de maneira considerável, o que levou os autores a concluírem, com a ajuda de muitos cálculos no computador, que o olfato humano é muito mais sensível do que se imaginava.

Um dos autores do estudo, Andreas Keller, do Laboratório de Neurogenética da Universidade de Rockefeller (EUA), explica que é interessado na capacidade olfativa das pessoas há algum tempo. Inicialmente, ele realizou investigações com moscas de fruta, uma vez que a sobrevivência desses animais depende muito desse sentido — basicamente, é a principal ferramenta usada pelos insetos para encontrar comida. “Mudei o foco da pesquisa para o olfato humano porque vi que, em comparação com a audição e a visão, é um sistema sensorial muito simples. No olfato, só sentimos os odores. Na visão, ao contrário, não só vemos as cores, como outras noções e formas de espaço”, justifica.

No novo experimento, feito em parceria com a Universidade Pierre et Marie Curie (França), foram selecionados 28 adultos (homens e mulheres) que cheiraram mais de 200 pares de misturas de fragrâncias. Para criar os perfumes, os cientistas utilizaram 128 moléculas de odor, já que uma fragrância é composta de várias moléculas — o cheiro “doce” de uma rosa, por exemplo, é resultado da mistura de 275 moléculas.
 WWW.diariodepernambuca.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário