segunda-feira, 14 de abril de 2014

Atualidades

Em todos os anos, em 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Nesse dia compra-se muitos presentes para as mães, filhas, esposas, namoradas e amigas. Para a maioria é apenas mais uma data comemorativa em que homenageamos as mulheres, da mesma forma que fazemos no dia dos pais e dia das mães. 

Mas porque essa data comemorativa foi criada?

O mito das operárias mortas queimadas numa fábrica

Há um mito que circula há décadas que diz que o 8 de março foi criado em homenagem a um grupo de operárias grevistas que foram assassinadas em uma fábrica de Nova Iorque em 1857. A fábrica teria sido incendiada com elas lá dentro como forma de repressão à greve.

A história dessas tecelãs assassinadas é um equívoco histórico que foi amplamente repercutido. Se você pesquisar na internet hoje, encontrará centenas de sites que repetem essa história como sendo a origem do 8 de março. Abaixo descrevo um pouco do que se sabe a respeito das origens do Dia Internacional da Mulher.

O mito das operárias mortas incendiadas teria origem em dois acontecimentos distintos na cidade de Nova Iorque. O primeiro foi uma longa greve de costureiras, que durou de 22 de novembro de 1909 a 15 de fevereiro de 1910. O segundo ocorreu também em Nova Iorque, em 1911, quando uma fábrica de tecidos chamada Triangle Shirtwaist Factory (Companhia de Blusas Triângulo) pegou fogo em decorrência das péssimas condições de segurança do local, matando 146 pessoas. Dentre os mortos, 129 eram mulheres.

Corpo das mulheres que se jogaram do prédio em chamas em 25/03/1911

A pesquisadora canadense Renée Cote pesquisou por vários anos os arquivos da Europa, Estados Unidos e Canadá, mas não encontrou nenhuma informação a respeito da tal greve de 1857, tão amplamente divulgada. 

A criação de um Dia Internacional da Mulher passou por diversas etapas. Abaixo descrevo algumas delas:

1808: o evento "Dia das Mulheres" em Chicago

Um grupo de mulheres em Chicago organizou o "Dia das mulheres". Há divergências sobre o que teria esse acontecimento. 

Alguns dizem que ocorreu em 3 de maio. Outros mencionam alguma data no fim de fevereiro. Uns dizem que o evento de 3 de maio foi um evento realizado no teatro da cidade, outros dizem que foi uma manifestação de mulheres nas ruas. Uns dizem que o evento foi organizado pela Federação dos Clubes de Mulheres Socialistas de Chicago, outros afirmam que foi organizado pela "Federação Autônoma de Mulheres" de Chicago.

Nessa época houve várias manifestações e eventos relacionados aos direitos das mulheres. Então é provável que o "Dia das mulheres", como não era uma data oficial e sim um nome ato organizado por grupos feministas, tenha ocorrido em datas diferentes e até em cidades diferentes nesse ano.

Nessa época muitas mulheres que trabalhavam em fábricas tinham jornadas de trabalho exaustivas e com péssimos salários. Ganhavam pouco e passavam muito pouco tempo com suas famílias. Muitas ganhavam menos que os homens, mesmo fazendo o mesmo tipo de trabalho e às vezes ainda eram obrigadas a suportar o assédio dos patrões.

1909: O estabelecimento do "Dia da Mulher"

No ano seguinte, um novo "Dia da Mulher" foi estabelecido por grupos feministas como o dia 28 de fevereiro de 1909. Os atos teriam sido organizados principalmente pelo Partido Socialista Americano e teriam ocorrido principalmente em Chicago e Nova Iorque. Outros atos semelhantes teriam sido feitos em outras cidades americanas no mesmo ano.

Estabelecimento definitivo da data

Organizações da luta feminista tentaram por diversos anos unificar a data do dia da Mulher. Estabeleceram em 1914 a data atual de 8 de março, mas nem todos seguiam essa data. A data foi novamente decidida no Congresso da 3a Internacional Socialista em 1921.

Somente em 1975, a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou que no dia 8 de março seria considerado o Dia Internacional da Mulher. A década de 1975 a 1985 seria considerada a década da mulher.

Um comentário:

  1. Excelente informação! Contar uma nova história é sempre importante.

    ResponderExcluir