segunda-feira, 7 de abril de 2014

ARTES: Chico Xavier ganha estátua em sua homenagem

No dia 2 de abril, se estivesse vivo, Chico Xavier teria completado 104 anos. Para lembrar a data, e para comemorar também os 90 anos de Pedro Leopoldo, uma estátua do mais famoso líder espírita brasileiro foi instalada na praça que leva seu nome, no centro da cidade.

Feita com 250 quilos de bronze, a imagem de Chico Xavier é uma obra da artista Vânia Braga, que também é natural de Pedro Leopoldo, e chegou a conhecer o médium quando era pequena. “Eu já tinha um projeto de estátua em 2010, quando ele fez 100 anos, mas não consegui patrocínio. Sempre tive o sonho de retratá-lo”, diz a artista. A obra, que foi colocada na praça principal da cidade, mostra Chico Xavier já em idade avançada, com sua boina, sentado, e com seu mais marcante livro nas mãos, Nosso Lar, mas seus olhos estão voltados para frente,  para as pessoas. “A inauguração da estátua foi o momento mais emocionante de minha vida. Quando tiramos o pano, foi difícil conter as lágrimas ao ver a população mais humilde, que praticamente não tem contato com a cultura, se emocionar com a figura de Chico”, lembra Vânia.

A estátua levou quatro meses para ser finalizada. A artista tem a ideia de fazer outra estátua, e pretende torná-la também realidade. É a figura de Chico mais jovem, usando a famosa peruca preta, e fazendo aquilo que o deixou famoso: psicografando. “Ele sempre esteve à frente de qualquer religião. O mais importante era seu comprometimento com as pessoas, sua vontade de ajudá-las”, completa Vânia Braga.


A estátua em bronze de Chico Xavier pesa 250 quilos (Paulo Afonso/Divulgação)


Referência: http://sites.uai.com.br/app/noticia/encontrobh/encontro-indica/2014/04/03/noticia_encontro_indica,148170/chico-xavier-ganha-estatua-em-sua-cidade-natal-pedro-leopoldo.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário