segunda-feira, 14 de abril de 2014

ATUALIDADES - VALORES HUMANOS E SEUS CONCEITOS

Valores são bons princípios que determinam e também elevam o caráter e a personalidade do ser humano. São Atitudes como Honestidade, Amor ao Próximo, Respeito, Paz, Cidadania, Ética, Moral, que permitem que as pessoas possam viver em conjunto numa sociedade democrática. E abaixo vamos rever alguns valores: 

HONESTIDADE

É uma grande virtude que estabelece um desempenho fiel de cada pessoa. É desempenhar uma função com excelência sem ter que recorrer a mentiras, promover situações de engano a outros sujeitos, é ser verdadeiro. É um dos valores mais apreciados na sociedade. Hoje nos temos muitos exemplos vergonhosos de ausência de honestidade (corrupção), como por exemplo, a situação do mensalão envolvendo políticos, também policiais usando seus cargos em benefícios próprios e auxiliando bandidos em suas tarefas, provocando indignação no seio da sociedade.

AMOR AO PRÓXIMO

Amar o próximo é colocá-lo em nível de igualdade, é querer que não aconteça com os outros o que não almeja a si próprio. Quem dera se as pessoas tivessem essa virtude, e adotasse essa forma de enxergar, a nossa sociedade não teria tanta desigualdade. Nós preferimos ver um próximo na sarjeta a oferecer a ele algo que viesse amenizar seu sofrimento. Precisamos aplicar este valor a nossa vida diária.

CIDADANIA

“A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social” [1]. 
É reconhecer que os mesmos direito que nós, temos as outras pessoas também tem. É saber que nos temos direito, mais também temos deveres, e eles devem ser respeitados. O que é da cidadania se não for exercida, e o que é da sociedade se não tiver cidadania.

ÉTICA

"A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta"[2]

Trata-se da interpretação formal das leis desiguinadas pela moral.São de difíceis compreensão,mais são essenciais.Cada um de nós praticamos a ética quando valorizamos a nossa sociedade mantendo um dos fatores que mais precisamos atualmente,a ordem.


CONSIDERAÇÕES FINAIS 

"Isso é destacar os valores do ser humano, é colocar o nosso próximo onde nos queríamos estar”, tudo que nos não queremos que aconteça conosco, como poderíamos almejar a outra pessoa. Todo ser humano anseia em ser valorizado, luta dia após dia por isso, então se nós valorizarmos uns aos outros, vamos sim com certeza conseguir criar uma relação de harmonia, de segurança. Para muitos, isso ainda é um sonho, um projeto, uma simples utopia, mais se cada um de nos fizermos a nossa parte e contribuir para termos uma sociedade democrática, podemos ter convicção que daqui alguns anos vamos viver em um ambiente social bem desenvolvido e enraizado em fundamentos que elevam a nossa sociedade, e não que venham degradar. A sociedade contemporânea infelizmente é um tanto egótica, se nos olharmos para a situação dos países africanos, veremos a prova disso. Ai vai ter sempre alguém que vai dizer que está sendo enviado ajuda para serem amenizados os problemas daqueles povos, mais será que eles estão ajudando porque estão levando em conta os valores humanos ou estão ajudando simplesmente para ter uma maior repercussão internacional?Para que o seu nome seja propagado na mídia?Isso é ajuda ou interesse próprio?Porque a situação na África nunca melhora?Será que é porque ajuda que é enviada só é repercutida na mídia mais não na vida dessas pessoas?Eis as perguntas que não querem calar... Faça uma reflexão você mesmo, ai verá se os valores humanos estão ou não sendo contados como um fator primordial de uma sociedade da era passada. Porque a desculpa agora é, "estamos em fase de desenvolvimento tecnológico, e faremos o que for preciso para que a ciência seja colocada como prioridade, nem que seja atropelar os valores emitidos pela sociedade desde os tempos remotos”, mais porque não usufruímos da ciência para aplicarmos a era tecnológica em favor dos valores?Ajudando a criar uma sociedade desenvolvida tanto nos valores (caráter, personalidade e bons princípios) quanto no conforto prometido pela alta tecnologia. Esses dois fatores podem sim andar paralelamente, podemos transformar a nossa sociedade como temos feito séculos após séculos, só que esse é o tempo de nós lutarmos para que as próximas gerações venham saber que esta geração fez de tudo para que os valores humanos permanecessem como primazia em nossa sociedade. 

                                  
REFERÊNCIAS

BARBOSA, B. Falta de informação limita participação popular. Cidadania na Internet. Rio de Janeiro, nov. 2003. Disponível em http://www.cidadania.org.br/conteudo.asp. Acesso em 03.12.2003.
VALLS, Álvaro L.M. O que é ética. 7a edição Ed.Brasiliense, 1993, p.7






















2 comentários: